sexta-feira, 1 de março de 2013

Parabéns, Cidade Maravilhosa!


Cristo Redentor
Braços abertos sobre a Guanabara...
Este samba é só porque
Rio, eu gosto de você
A morena vai sambar
Seu corpo todo balançar
Rio de sol, de céu, de mar...” ♪

Hoje, dia 1º de março, é aniversário do Rio de Janeiro!

A cidade maravilhosa, como é conhecida, completa hoje 448 anos de existência. 




Fundada por Estácio de Sá em 1º de março de 1565, a cidade teve o seu nome a partir de uma observação feita anos antes por André Gonçalves, comandante da expedição encarregada de reconhecer a terra que Cabral descobrira. No dia 1º de janeiro de 1502, ao deparar com o lugar, que julgou ser a foz de um grande rio, deu-lhe o nome de Rio de Janeiro.

Uma das cidades mais famosas do mundo e reconhecida em 2012 como Patrimônio Cultural da Humanidade, o Rio de Janeiro conta com inúmeros lugares lindos que atraem milhões de turistas de várias cidades e países. Com suas belas praias e paisagens naturais, além de pontos turísticos como o Cristo Redentor – considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno –, Pão de Açúcar, Maracanã e seu famoso Carnaval, a cidade é referência mundial de lugar de gente bonita, feliz e receptiva. Além disso, o Rio será palco das Olimpíadas de 2016 e sediará importantes jogos da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Por isso, a prefeitura local está investindo pesado em obras para melhorar a infraestrutura da cidade para receber eventos de tamanho porte. No entanto, apesar dos contras, não há como negar que será um prazer receber os melhores atletas do mundo nesses próximos anos e ver de perto competições incríveis.

Para comemorar este 448º aniversário, a prefeitura organizou um evento que acontecerá no Largo da Carioca, a partir das 9h. No local será montado um bolo gigantesco de 4 metros e 48 centímetros — cada centímetro representando um ano que a cidade completa — e haverá a apresentação de diversas atrações. Veja abaixo a programação completa:

Local: Largo da Carioca

9h – Apresentação da Banca da Sarça e de personagens infantis, que percorrerão as principais ruas do centro da cidade.

11h – Apresentação da banda Marcial Dragões Iguaçuanos do Colégio Novo Horizonte.

12h – Momento solene com a chegada da imagem peregrina de São Sebastião – padroeiro da cidade – que será conduzida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, que abençoará a Cidade Maravilhosa.

13h – O prefeito Eduardo Paes fará o corte do bolo de aniversário gigantesco de 4,48m.

14h- Show do Cordão do Bola Preta.

16h – Baile Popular, comandado pela Orquestra Bianchini.  

Além disso, aproveitando o embalo do aniversário da cidade, o Museu de Arte do Rio de Janeiro – MAR – será inaugurado hoje também. A construção fica próxima à Baía de Guanabara, na Praça Mauá (Zona Portuária) e trata-se de uma realização da prefeitura em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O museu chega para dar uma cara nova ao Porto do Rio, região que vem sendo revitalizada através do projeto “Porto Maravilha”. Além de ser inaugurado com quatro exposições de peso, ele já conta com 3 mil obras em seu acervo, 6 mil livros em sua biblioteca e cerca de 5 mil peças de memorabilia e documentos históricos sobre o Rio. E tem mais uma novidade: o museu vem conectado a uma escola, a Escola do Olhar, que tem o plano de acolher um terço da rede pública da cidade por ano, cerca de 200 mil alunos. Foram cinco anos de trabalho e dois anos de obras e reformas para estruturar o museu que coloca lado a lado arte e educação, prometendo ser um dos mais novos e belos cartões postais do Rio de Janeiro.

Mais uma dica: Está em exposição no o Shopping Leblon, localizado na capital carioca, em parceria com a loja Reserva+, a amostra de fotografia "366 Razões Para Amar o Rio", que conta com uma seleção de 366 fotos que revelam o porquê do Rio de Janeiro ser mundialmente conhecido como a Cidade Maravilhosa. As fotos foram escolhidas a partir de aproximadamente 15 mil fotos postadas no Instagram com a rashtag #366razoes. A exposição está localizada no 2º piso do shopping, em frente à Livraria da Travessa, e está dividida pelos seguintes temas: Arte e Urbanismo, Calçadão, Cristo e Pão de Açúcar, Esporte, Natureza, Nuvem e Chuva, Pôr do Sol e Praia e Samba. A entrada é gratuita e a amostra ficará no shopping até o dia 14 de março. Para maiores informações, entre em contato com o número (21) 2430-5122. Não percam, cariocas!

Parabéns, Rio de Janeiro! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário