segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Saiba como investir na sua carreira


Investir na carreira se tornou uma prioridade para milhões de pessoas no mundo todo. Em busca de uma boa colocação no mercado de trabalho - que muitas vezes significa um salário atraente e um emprego estável - as pessoas têm de dedicado cada vez mais aos estudos e à qualificação profissional. Hoje, há centenas de cursos de todas as categorias para atender ao enorme público que busca se especializar em suas áreas e crescer profissionalmente.

Diante de tantas opções, muitos ficam na dúvida sobre qual é a melhor opção para investir na carreira. Cursos técnicos, graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado, cursos de extensão etc são apenas alguns exemplos. Além disso, muitos se perguntam o que fazer depois de terminar o curso superior. Viagem ao exterior ou pós-graduação? Vale a pena investir em um MBA? O que se ganha com cursos livres? O que me tornará um profissional bem qualificado e procurado pelas empresas?

Para ajudar a esclarecer melhor em que consiste cada opção, preparamos um guia para que você possa conhecer cada alternativa e escolher a que melhor lhe convém. Confira abaixo:

Cursos técnicos

Dura, em média, 2 anos. Ele atribui um diploma formalmente reconhecido de um profissional com ensino médio profissionalizante. Sua amplitude de intervenção é mais operacional. Trata-se de uma ótima alternativa para quem deseja começar a trabalhar o quanto antes, já que o foco do curso é o lado prático da profissão. Um exemplo desse tipo de curso bastante procurado nos últimos anos, por conta da demanda do setor, é o de Técnico de Segurança do Trabalho, onde os salários podem chegar a 5 mil reais.

Curso tecnológico

Se constitui em cursos superiores de duração menor que uma graduação tradicional. Sua amplitude de intervenção é mais de planejamento e gerência. Eles dão título de curso superior, com duração entre dois anos e três anos e meio. Nestes cursos há uma restrição de disciplinas em comparação com uma faculdade tradicional, além de uma maior flexibilidade. Isso significa que o conteúdo é sempre atualizado de acordo com as demandas do mercado. As aulas garantem profundidade, de forma que o estudante com curso tecnólogo é rapidamente inserido no mercado de trabalho específico da sua área.

Graduação

Formação profissional de nível superior, que pode durar entre 4 e 8 anos. Os alunos se formam em bacharelado ou licenciatura, dependendo do curso que escolherem. É a formação universitária mais tradicional e, ainda, a mais bem vista pelo mercado. Praticamente essencial para quem busca um bom emprego hoje, a graduação é oferecida por universidades públicas e privadas. Para ingressar em ambas, é preciso prestar vestibular. No caso das privadas, é possível contar com bolsas do governo (Prouni) e sistemas de financiamento estudantil (FIES), que ajudam o aluno a estudar e pagar o curso em baixas prestações, podendo ser iniciadas após a conclusão do curso. Os cursos de graduação são numerosos e englobam áreas relacionadas à Tecnologia, Biomedicina e Humanas. Hoje também já existem cursos deste tipo à distancia, onde o aluno recebe todo o material didático, estuda em casa (através de vídeos e aulas online) e só comparece à universidade para realizar os exames, periodicamente.

OBS: A graduação-sanduíche é também uma opção bastante interessante. Trata-se de uma modalidade de curso superior em que o universitário realiza um período da faculdade fora do país de origem. Por meio do intercâmbio, além de ampliar a valorização do curso, também possibilita que o estudante tenha uma experiência internacional, vivendo em contato com outras culturas e praticando diariamente outro idioma. O programa do governo “Ciência sem Fronteiras” é um bom exemplo.

Cursos de extensão

É toda atividade acadêmica, técnica ou cultural que não está inclusa como parte integrante e obrigatória do ensino de graduação e da pós-graduação stricto sensu. Os cursos de extensão geralmente servem para complementar os conhecimentos numa determinada área, podendo ser muitas vezes multidisciplinares. São cursos de curta e média duração que se caracterizam por sua diversidade, sendo também conhecidos como "cursos livres", que atendem a um público amplo e heterogêneo.

Pós-graduação (cursos de especialização)

Cursos de pós-graduação podem ser stricto sensu ou lato sensu. O primeiro é dirigido para a formação de professores, acadêmicos e pesquisadores e subdivide-se em: 1) mestrado acadêmico, 2) mestrado profissionalizante, 3) doutorado e 4) pós-doutorado. O mestrado profissionalizante difere do acadêmico, porque faz interface com a prática do mercado, sem abrir mão da elaboração e defesa da dissertação (trabalho) para conseguir o título de mestre. Os cursos lato sensu, por sua vez, têm como principal objetivo atender a uma demanda especifica do mercado de trabalho e subdivide-se em: 1) especialização (min.de 360 horas) e 2) aperfeiçoamento (min.de 180 horas). Ao seu término, pode ou não ser exigido um trabalho de conclusão. Pela legislação brasileira, os cursos de MBA, por exemplo, são considerados de especialização. Nestes, poderá ou não haver uma prova de avaliação, entrevista pessoal (ou uma carta justificando o interesse pelo curso) e análise de currículo - isso dependerá da instituição.

Mestrado
No Brasil, o Mestrado é o primeiro nível de um curso de pós-graduação stricto sensu, que tem como objetivo, além de possibilitar uma formação mais profunda, preparar professores para lecionar em nível superior, seja em faculdades ou nas universidades e promover atividades de pesquisa. Quem for se candidatar para o mestrado precisará passar por um exame escrito, apresentar um pré-projeto de pesquisa, fazer uma prova de língua estrangeira, passar pela análise de currículo e por uma entrevista pessoal. Ao iniciar os estudos, sob a orientação de um doutor na área escolhida e durante um período, usualmente de dois a dois anos e meio, o aluno realiza pesquisas que deverão resultar em uma dissertação sobre um determinado assunto escolhido, que será sua tese de mestrado a ser aprovada pela banca examinadora e, se tudo der certo, lhe conferirá o título de mestre naquela área.

Doutorado

Tem o propósito de certificar a capacidade do candidato para desenvolver investigação num determinado campo da ciência (no seu conceito mais abrangente). Não é preciso passar necessariamente antes pelo mestrado, podendo o aluno ingressar nesta especialização através do “doutorado direto”, quando o mesmo demonstrar notável desempenho acadêmico durante o curso da graduação. Durante os 4 anos de estudo e pesquisa, o estudante precisa desenvolver e defender uma tese que tenha uma abordagem inédita de um tema à sua escolha. Ao final desse processo, se a tese for aprovada pela banca, recebe o título de doutor. Depois disso, é possível fazer um pós-doutorado, o maior nível de especialização existente.

Agora que você já conhece melhor cada um deles, planeje seus estudos e invista na sua carreira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário