sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Oscar 2013: conheça os indicados


A cerimônia do Oscar 2013 acontecerá no próximo domingo, dia 24 de fevereiro, em Hollywood. Todo ano, o maior prêmio do cinema leva centenas de celebridades do mundo todo para o tapete vermelho, premiando os melhores filmes, atrizes e atores, diretores, roteiros, trilha sonora etc. Este ano, 9 filmes estão concorrendo à categoria de “Melhor Filme”. Eles trazem diferentes histórias, desde temas históricos, como Lincoln, Os Miseráveis, Argo e A Hora Mais Escura, até o universo de aventuras, como Django Livre e As Aventuras de Pi, passando ainda pelas lições de vida de Amor, Indomável Sonhadora e O Lado Bom da Vida.

Alguns desses filmes ainda não estrearam nos cinemas do Brasil e, se você não quer assistir à cerimônia sem saber pelo menos do que o filme trata, nós preparamos uma pequena sinopse para ajudar você a conhecer a história dos filmes indicados ao melhor filme de 2013.

As Aventuras de Pi

O filme traz a extraordinária história do jovem Pi (Suraj Sharma), que vive com a família em um zoológico na Índia. Mas um dia seu pai decide vender a propriedade e levar os animais para o Canadá. Na viagem de navio, a embarcação naufraga em uma terrível tempestade e quase todos morrem. Pi consegue sobreviver em um bote salva-vidas, junto com o temível tigre de bengala, com o qual terá uma relação inesperada. Os efeitos especiais do filmes são fantásticos e de deixar o telespectador de boca aberta.


Lincoln

O filme é baseado no livro Team of Rivals: The Genius of Abraham Lincoln, de Doris Kearns Goodwin. Com direção de Steven Spielberg, a trama aborda a vida do presidente norte-americano nos seus últimos meses durante a guerra civil nos Estados Unidos, em que o sul e o norte do país entraram em confronto pelo fim da escravidão, e ele tem a missão e o dever de unir o país.




O Lado Bom da Vida

O longa conta a história de Pat Solatano (Bradley Cooper), um rapaz que perdeu tudo em sua vida: a casa, o trabalho e a mulher. Depois de passar uma temporada em uma clínica para problemas psicológicos, ele volta a morar com seus pais e fica determinado a reconstruir a sua vida, mantendo-se com o pensamento positivo e com a esperança de reatar com a ex-mulher. No meio do caminho, ele encontra Tiffany (Jennifer Lawrence), uma mulher misteriosa que tem seus próprios problemas, mas promete tentar ajudar Pat a se reconciliar com a mulher, mas apenas se ele fizer algo muito importante para ela. 


Indomável Sonhadora

Esta produção chamou a atenção na cerimônia em que foram anunciados os indicados ao Oscar 2013 devido a sua protagonista, Quvenzhané Wallis, que foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz, sendo a mais jovem a chegar a tal posto: ela tem apenas 9 anos. A indicação deve-se a incrível atuação da menina na trama, que fala sobre a sobrevivência. A história se passa em um vilarejo que se transforma em uma ilha após uma forte tempestade. A pequena Hushpuppy, de apenas 6 anos, vive nesta comunidade e tem que aprender a lidar com a vida à deriva e ainda cuidar de seu pai, que está muito doente e corre o risco de deixar a filha órfã. A trama conta os aprendizados da menina com muita coragem e amor. É uma bela história e uma tremenda lição de vida.


Django Livre

O filme, dirigido por Quentin Tarantino, resgata os tradicionais filmes de faroeste norte-americanos, mas desta vez com a escravidão como pano de fundo. Na história, Django (Jamie) é um escravo que, por conta de sua brutalidade com seus donos, acaba sendo encontrado pelo caçador de recompensas Dr. King Schultz (Christoph), que busca os irmãos assassinos Brittle de todas as maneiras e espera contar com a ajuda do escravo. Para convencer Django, King promete que vai libertá-lo se ele o ajudar a encontrar os irmãos, vivos ou mortos. Com o plano cumprido, Djando é libertado, mas decide continuar ao lado do amigo para uma nova missão: encontrar dois criminosos perigosos, embora o real plano do ex-escravo seja resgatar sua mulher, Broomhilda (Kerry Washington). O filme conta também com Leonardo Di Caprio no elenco. 


Amor

O filme concorre em cinco categorias do Oscar 2013 - melhor filme, filme estrangeiro, roteiro original, diretor e atriz. A história é sobre o casal George e Anne e trata sobre a dignidade na velhice. Os dois estão nos seus 80 anos de vida e são professores de música aposentados. O casal vê a sua vida mudar quando Anne sofre um sério problema de saúde e o amor deles será testado.




Argo

A produção foi baseada em fatos reais e se trata de um suspense dramático com o ator Ben Affleck no papel principal envolvendo a CIA e Hollywood. A história é sobre a operação secreta para resgatar seis norte-americanos que estão refugiados no Irã após um ataque à embaixada dos Estados Unidos no país. O plano feito por Tony Mendez (Affleck) é fazer uma parceria com as produtoras de cinema de Hollywood e simular um set de filmagem nas paisagens do Irã, permitindo que os seis refugiados ficassem disfarçados entre atores e equipe de produção, podendo assim, serem retirados do país.


Os Miseráveis

O filme é uma adaptação para o cinema de um sucesso da Broadway, que vem sendo encenado em todo o mundo há 27 anos. Inspirado na clássica obra do escritor Victor Hugo, a história se passa em plena Revolução Francesa do século XVIII. Jean Valjean (Hugh Jackman) rouba pão para alimentar a sobrinha e acaba sendo preso por isso. Após dezenove anos de sofrimento na prisão, recebe liberdade condicional e tenta recomeçar sua vida. Mas é rejeitado por todos, por ser ex-presidiário. Decide, então, fugir. Ao mesmo tempo em que é perseguido pelo inspetor Javert (Russell Crowe), sua vida muda completamente quando se vê compelido a cuidar da filha de Fantine (Anne Hathaway).
                                                                                                                                                                                         A Hora Mais Escura

Trata-se de uma crônica sobre a década de terror nos Estados Unidos, em que a população ficou paranóica após o ataque terrorista de 11 de setembro de 2001. O longa traz a história de Maya (Jessica Chastain), uma agente da CIA que vai fazer parte da equipe que tem como objetivo capturar e matar o líder da Al Qaeda, Osama Bin Laden.




Além da categoria principal, veja também os indicados para outras importantes categorias:

Melhor Diretor: Michael Haneke ("Amor"), Benh Zeitlin ("Indomável sonhadora"), Ang Lee ("As aventuras de Pi"), Steven Spielberg ("Lincoln"), David O. Russell ("O lado bom da vida).

Melhor Ator: Daniel Day-Lewis ("Lincoln"), Denzel Washington ("Voo"), Hugh Jackman ("Os Miseráveis"), Bradley Cooper ("O lado bom da vida"), Joaquin Phoenix ("O Mestre").

Melhor Atriz: Naomi Watts ("O Impossível"), Jessica Chastain ("A hora mais escura"),
Jennifer Lawrence ("O lado bom da vida"), Emmanuelle Riva ("Amor"), Quvenzhané Wallis ("Indomável sonhadora").

Filme Estrangeiro: "Amor" (Áustria), "No" (Chile), "War witch" (Canadá), "O amante da rainha" (Dinamarca), "Kon-tiki" (Noruega).

Além dessas, ainda há mais outras 19 categorias. Na noite de domingo, prepare a pipoca e não perca a maior cerimônia do cinema mundial, que será transmitida ao vivo em canais abertos e fechados.

E, se você quer conhecer melhor alguns desses filmes antes de saber o vencedor no domingo, ainda dá tempo: escolha um cinema perto de você, chame uma boa companhia e aproveite essas histórias incríveis! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário