quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

61% das pessoas acham que a Lei Seca é eficiente no combate ao número de mortes no trânsito


Recentemente, foi sancionado pela presidente Dilma Roussef um projeto que tornou a Lei Seca ainda mais rígida. A partir de agora, é considerada infração se o bafômetro identificar quantidade igual ou superior a 0,05 miligramas de álcool por litro de ar expelido dos pulmões - metade da quantidade anterior, que era de 0,1 mg/L. Os procedimentos previstos na nova resolução 432/13 são: exame de sangue; exame clínico com laudo conclusivo firmado por médico perito; exame de laboratório especializado; teste do bafômetro; constatação de embriaguez pelo agente de trânsito (com relato de informações dos sinais de alteração da capacidade psicomotora observados). No último caso, o agente deve identificar testemunhas e anexar fotos, vídeos ou outro meio de prova complementar.

Ou seja: o cerco está se fechando cada vez mais para quem ainda insiste em beber e dirigir. Com a nova lei, qualquer quantidade ingerida de bebida alcoólica é detectada pelo bafômetro, e o motorista sofre penalidades como a apreensão da carteira de motorista por um ano, retenção do veículo, multa de R$ 1.915,40 e a possibilidade, de acordo com o caso, de responder criminalmente.

O fato é que as autoridades têm buscado medidas efetivas para diminuir o grande número de acidentes de trânsito, que frequentemente terminam em morte. Diversos estudos já comprovaram que a associação de bebida e volante é a maior causadora deste tipo de acidente, que matou cerca de 43 mil pessoas no ano passado no Brasil e que é a maior causa da morte de jovens no mundo todo. No entanto, ainda há algumas falhas no projeto de fiscalização de embriaguez ao volante e pontos que devem ser desenvolvidos e aprimorados. Além disso, especialistas opinam constantemente sobre outras medidas que seriam eficazes no combate aos acidentes de trânsito causados pelo álcool, como o aumento do preço dessas bebidas no Brasil e campanhas de conscientização voltadas para os motoristas.

Para saber a opinião do internauta a respeito desse assunto tão polêmico e urgente, perguntamos em nossa última enquete:

A Lei Seca recentemente adotou critérios mais rígidos para punir motoristas alcoolizados. Qual solução você acha a mais adequada para diminuir o número de mortes no trânsito?

Multas altas, apreensão do veículo e da carteira de motorista. : 340 (61,93%)

Prisão do infrator em casos de reincidência. : 131 (23,86%)

Campanhas de conscientização dos motoristas. : 51 (9,29%)

Aumento do preço das bebidas alcoólicas. : 27 (4,92%)


Foram 549 votos ao total. Em primeiro lugar, com 61% dos votos, ficou a opção “Multas altas, apreensão do veículo e da carteira de motorista”, que representa as medidas adotadas pela Lei Seca, que já está em vigor. A maioria dos votantes acredita na eficácia e aprova as punições relacionadas a este projeto, que efetivamente vez mostrado resultados satisfatórios: desde que entrou em vigor, houve uma queda de cerca de 8,3% do número de mortes no trânsito. Com 23% dos votos, a alternativa “Prisão do infrator em casos de reincidência” ficou em segundo lugar, representando os votantes que acreditam que apenas uma medida bastante rígida será realmente eficaz nesta campanha. Neste caso, a prisão do motorista que for pego pela segunda vez dirigindo alcoolizado. Assim, a reincidência seria uma justificativa para a prisão do infrator, que passa a se tornar um risco para a sociedade devido ao hábito constante de beber e dirigir. Já em terceiro lugar, com 9% dos votos, ficou a opção “Campanhas de conscientização dos motoristas”. Na realidade, já existem algumas, mas o ideal é que essas campanhas sejam mais bem trabalhadas, mais numerosas e melhor divulgadas, ajudando a criar na mente dos motoristas a real noção do perigo de beber e dirigir, para ele e para os outros. Em último lugar, a alternativa “Aumento do preço das bebidas alcoólicas” ganhou apenas 4% dos votos. Há quem defenda que o preço das bebidas no Brasil já é cara o suficiente, pois os impostos cobrados em cima desses artigos são muito altos, encarecendo o produto final. No entanto, bebidas mais baratas como a cachaça e a cerveja são consumidas a um baixíssimo custo, chegando a custar centavos às vezes. E, para muita gente, isso é um fator que motiva milhões de jovens e adultos a beberem mais.

Mas o fato é que, a grande maioria dos votantes desta enquete concorda que a melhor solução para diminuir os acidentes de trânsito já foi adotada: a Lei Seca e suas severas penalidades.

Em nossa próxima enquete queremos saber: “Qual desses objetos tecnológicos você não vive sem?”

Entre no portal da TeleListas.net e responda!

E não esqueça: Se beber, não dirija. =)

Um comentário:

  1. Não concordo devido os acidentes a cada 5 um é por estar dirigindo embriagado e os outro 4 porque tbm não vão presos !

    ResponderExcluir