quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

39% dos brasileiros vão prestar um concurso público em 2013, segundo enquete



Num mercado de trabalho cada vez mais competitivo, estudar e se especializar na sua área é fundamental para conseguir uma boa colocação profissional. Não é à toa que as pessoas têm se dedicado muito mais à carreira nos últimos anos, investindo em faculdades, cursos, pós-graduação, mestrado etc. Além disso, há uma infinidade de cursos de extensão específicos para cada profissão. Ou seja, para quem desejar se aprimorar, não faltam opções.

Pensando no sucesso profissional e numa boa remuneração, ainda há quem escolha prestar um concurso público - bastante atrativo devido a sua estabilidade e salários altos - ou estudar no exterior, podendo até conseguir um emprego e se instalar por lá mesmo.


Para saber um pouco mais sobre a comportamento dos brasileiros em relação a este assunto, nós perguntamos em nossa última enquete:


As pessoas têm se dedicado cada vez mais à vida profissional para conseguir um bom lugar no mercado de trabalho. Qual seu plano para 2013?


Cursar faculdade / Pós / MBA. : 152 (30,34%)

Fazer cursos de extensão específicos na minha área. : 64 (12,77%)

Aprender novos idiomas. : 57 (11,38%)

Prestar um concurso público. : 197 (39,32%)

Viajar para o exterior para estudar e trabalhar. : 31 (6,19%)


Foram 501 votos ao total. Com 39% dos votos, a opção “Prestar um concurso público” ficou em primeiro lugar, mostrando que grande parte dos profissionais pretende se dedicar esse ano aos estudos e fazer exames para cargos públicos, que além de pagar bem ainda oferecem estabilidade, inúmeros benefícios e uma carga horária menos puxada. Ou seja, é o emprego que todo mundo quer. E, a cada ano, a relação candidato/vaga aumenta nesses concursos, exigindo muito estudo, dedicação e disciplina dos “concurseiros”.


Em segundo lugar, com 30% dos votos, ficou a alternativa “Cursar faculdade/ Pós/ MBA”. Hoje em dia, o mercado de trabalho exige muito mais qualificação dos profissionais do que há 20 anos atrás. Por isso, ficar só com o ensino médio não é mais suficiente para garantir um bom emprego, é preciso ter ao menos uma faculdade. Sabendo disso, milhões de brasileiros estão dedicando alguns anos da sua vida à graduação e pós-graduação, seja em uma universidade pública ou privada. No caso da segunda, o FIES (Financiamento Estudantil) é uma boa opção para quem não pode pagar os altos valores das mensalidades. Com esse programa, é possível parcelar em muitas vezes o valor do seu curso de graduação, o que facilitou o acesso de muitas pessoas à universidade.


A opção “Fazer cursos de extensão específicos na minha área” ficou em terceiro lugar, seguido pela alternativa “Aprender novos idiomas, que ficou em quarto lugar. O inglês hoje é a língua universal, e o mercado exige dos profissionais uma boa fluência nessa língua. Além disso, quanto mais idiomas você souber, melhor. Isso é bastante valorizado pelas empresas. Os cursos de extensão também: quanto mais especialista você for na área em que atua, mais qualificado você é. Especialização e aprimoramento constantes são fundamentais em qualquer carreira.


Em último lugar, com apenas 6% dos votos, ficou a opção Viajar para o exterior para estudar e/ou trabalhar”, já que esta é uma escolha que requer um bom investimento e muita coragem. Por isso, muita gente tem medo de se arriscar sozinho numa aventura em um país desconhecido, sem qualquer garantia de sucesso profissional.


Em nossa nova enquete queremos saber: O carnaval está chegando e milhões de pessoas já se programaram para curtir os dias de folia. O que você vai fazer neste feriado?


Entre no TeleListas.net e dê o seu voto! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário