terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

19 de fevereiro - Dia do Esportista


Hoje, dia 19 de fevereiro, é Dia do Esportista!

Os primeiros a sistematizarem o esporte como competição foram os gregos e foi deles que veio a ideia do que hoje conhecemos como Olimpíadas. As Olimpíadas ganharam esse nome porque eram realizadas num vilarejo grego chamado Olímpia. Era uma espécie de comemoração oferecida a Zeus, o deus do Olimpo.

Todos sabemos que o esporte é extremamente importante para uma vida saudável. Os especialistas não cansam de afirmar que a prática de exercícios físicos combinada a uma dieta equilibrada são fatores essenciais para a boa saúde. Embora hoje a maioria dos jovens prefira recorrer às academias para conseguir o corpo ideal, à base de muita ergometria e musculação, praticar um esporte pode ser uma alternativa bem mais dinâmica e divertida para se manter em forma e ainda trabalhar a mente.

E não tem desculpa: há esportes para todos os gostos. Natação, futebol, vôlei, basquete, ginástica rítmica, danças e diversas modalidades de lutas são apenas alguns exemplos. Dentre seus inúmeros benefícios para a saúde, a prática de esportes tem o poder de trabalhar muito além do corpo: a mente também é fundamental. Concentração, habilidade, força, disciplina e equilíbrio são algumas das dezenas de habilidades desenvolvidas de acordo com o esporte que você escolher. O pilates, por exemplo, é uma atividade que requer extrema concentração e equilíbrio por parte do aluno, melhorando muito a postura e o condicionamento físico do indivíduo.

O ideal é que se comece desde cedo: quanto antes uma criança for apresentada ao esporte, mais chances ela terá de continuar com este hábito. Além disso, a ciência já comprovou a importância das atividades físicas no universo infantil em desenvolvimento. Além de trabalhar o corpo, ajudando-o a se desenvolver e crescer com força e saúde, o esporte também trabalha a sociabilidade e a disciplina, colaborando positivamente para a formação pessoal das crianças. Elas aprendem a lidar com medos e frustrações, a respeitar regras e limites, a fazer amigos e a ter espírito de equipe.

Os esportistas estão de parabéns não só hoje, mas todos os dias, por superarem seus limites a cada treino, a cada competição. Em especial, merecem parabéns os atletas paralímpicos, grandes exemplos de superação e determinação para o mundo todo. E também não podemos nos esquecer dos esportistas amadores, que saem do trabalho pra dar aquela corridinha na praia, que jogam seu futebol, que curtem esportes radicais nos fins de semana etc.

Parabéns a todos! E, se você ainda não pratica nenhum esporte, tá esperando o quê?
Adote já um estilo de vida mais saudável: pratique esportes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário