segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Greve dos bancos e Correios: como proceder?




Após meses de greve nas universidades públicas e na polícia federal, na última semana foi a vez de bancos e agências dos Correios entrarem em greve em diversos estados do país. A paralisação dos bancários, que segundo o sindicato deve se estender por todo o Brasil, teve início na terça-feira passada. Já os funcionários dos Correios aderiram dia 19 à greve. Até o momento, as paralisações atingem 22 das 27 unidades da Federação. Entre as principais reivindicações de ambas as categorias estão o reajuste salarial e a manutenção dos benefícios (vale-refeição, vale-alimentação etc).

A paralisação dos Correios, além de prejudicar a entrega de correspondências, também causa outros transtornos à população. Quem contratou os serviços dos Correios para a entrega de encomendas e documentos e estes não foram prestados, tem direito a ressarcimento ou abatimento do valor pago. Nos casos de danos morais ou materiais pela não entrega no prazo estipulado, pode caber também uma indenização judicial. Para conseguir regularizar seu cronograma, a estatal diz estar realocando empregados das áreas administrativas, contratando trabalhadores temporários e oferecendo horas extras aos funcionários que não aderiram ao movimento. No último final de semana, os Correios organizaram um mutirão para realizar entregas atrasadas. O Supremo Tribunal Federal determinou que pelo menos 40% dos trabalhadores trabalhem durante a greve. Caso descumpra a orientação, a Fentact, sindicato que representa os grevistas, receberá multa diária de R$ 50 mil. Serviços como Sedex 10, Sedex Hoje e Disque-Coleta também estão com suas atividades suspensas.

A greve, ainda por tempo indeterminado, nessas duas instituições obriga que os consumidores fiquem atentos às datas de vencimento de suas contas. Já que elas não chegarão via Correios, é preciso se valer de outros meios para ter acesso à fatura, já que a paralisação não isenta o consumidor do dever de pagar suas contas em dia. Para não ter problemas futuros – como multas por atraso ou negativação do nome – é preciso buscar alternativas tanto para ter acesso às faturas quanto para efetuar seu pagamento.

Segundo o PROCON, a empresa cobradora deve dar ao cliente uma alternativa para que ele possa ter acesso à segunda-via da fatura: pelo site da empresa, por e-mail, fax ou até mesmo telefone (fornecendo o código de barras). O fornecimento dessa via é direito do consumidor e não deve ser cobrado. Já para efetuar o pagamento de suas contas, o cliente deve recorrer a um dos seguintes meios: caixas eletrônicos, Internet Banking, casas lotéricas e supermercados (no caso de contas de telefone, luz etc) ou até mesmo a sede da empresa (no caso de faculdades, cursos etc).

Então consumidor, fique atento e não deixe de pagar suas contas em dia para não se aborrecer no futuro. E não se esqueça que, além dos deveres, todo consumidor também tem seus direitos. Fique de olho!


Nenhum comentário:

Postar um comentário